Educação

Secretaria de Assistência Social oferece cursos profissionalizantes gratuitos

Oportunidades são voltadas aos jovens de 15 a 17 anos
Cursos vão atender jovens com idade entre 15 e 17 anos (Foto: ASSESSORIA PMC )

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Diante desta conjuntura, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece oportunidades de qualificação profissional gratuita aos jovens de 15 a 17 anos de Cianorte. Os cursos são ofertados por meio da contratação da Carreta do Senai, que fica estacionada no pátio da própria secretaria.

“Já estamos com duas turmas em andamento do curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado SPLIT – 80 horas –, uma no período da manhã e outra no da tarde. Porém, temos inscrições abertas para o de Torneiro Mecânico e também para o de Noções de Mecânica de Motocicleta. Os interessados devem procurar a sede do Creas, que fica na Avenida José Roberto Furquim de Castro, 143”, explica a secretária da pasta, Marlene Benalia Bataglia.

Para o curso de Torneiro Mecânico são disponibilizadas 16 vagas, para o período da tarde, com aulas na sede do Senai. As condições de participação são ter mais de 15 anos e ter concluído o 6º ano do Ensino Fundamental. A carga horária é de 240 horas. As inscrições seguem até o dia 31 de julho. A previsão de início é o mês de agosto.

Já para o curso de Noções de Mecânica de Motocicleta são disponibilizadas 32 vagas (16 para a turma da manhã e 16 para a turma da tarde), na carreta Senai. As condições de participação são ter mais de 15 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. A carga horária é de 80 horas. As inscrições seguem até o dia 28 de agosto. A previsão do início das aulas é dia 10 de setembro.

“Estamos dando preferência aos adolescentes já atendidos pela Secretaria de Assistência Social, mas caso as turmas não se completem, abriremos a oportunidade para a comunidade. Por isso, é importante que os jovens compareçam ao Creas e demonstrem o interesse em participar”, completou Marlene.

Tanto os cursos, quanto os lanches ofertados no intervalo das aulas, são custeados pelos recursos da Deliberação Estadual 081/2016 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o município de Cianorte.