Cidades

Alunas no Colégio Sesi são empossadas vereadoras mirins

Vereadores de Cianorte com as vencedoras do pleito para vereadores mirins. (Foto: ASSESSORIA PMC )

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte de segunda-feira (17) foi especial para três alunas do Colégio Sesi de Cianorte. O trio tomou posse após serem eleitas vereadoras mirins, através do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa - que é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desenvolvido em todo o país com estudantes do ensino médio de diversas escolas - tem por objetivo propiciar aos estudantes a vivência do processo político do poder legislativo. Em Cianorte, o Colégio Sesi foi o único a aderir ao programa.

De acordo com a professora do Colégio Sesi de Cianorte, Ana Paula Thomaz Pina, o processo de eleição ocorreu de forma democrática na escola com a utilização de urnas eleitorais. "Com o apoio do cartório eleitoral local, foram confeccionados títulos de eleitor fictícios e os alunos se organizaram em três partidos políticos e dois foram eleitos: Partido Liberdade, Respeito e Dignidade (PRLD) e Partido Educação e Cultura (PEC)", explica acompanhada dos demais funcionários do colégio.

Segundo a professora é papel da escola ensinar ao aluno o exercício da cidadania, o funcionamento da política, em especial, o poder legislativo no âmbito municipal. "Para muitos alunos, foi o primeiro contato com uma urna eletrônica, com um título de eleitor. Dos seis candidatos, cinco eram meninas e três foram eleitas. Esperamos que as mulheres tenham maior representatividade nos poderes", pontua.

"Daqui alguns dias, conforme orientação do TRE, as alunas eleitas estarão apresentando o seu projeto de lei aqui nesta casa, que irão beneficiar tanto a comunidade escolar, bem como a comunidade cianortense. Essas vereadoras são o nosso futuro", finaliza a professora.